Hipotireoidismo (TSH)
Avalie o hormônio estimulante da tireoide com o exame de TSH
Conheça o exame laboratorial rápido que é ideal para avaliação de hipotireoidismo primário por meio da concentração do hormônio estimulante da tireoide (TSH). Laudo assinado em 20 minutos.
O impacto do hipotireoidismo na saúde
O hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns, é causado pela produção insuficiente dos hormônios T3 e T4 pela glândula tireoide e que resultam em um aumento do hormônio estimulante da tireoide produzido na glândula hipófise.
Essa desregulação pode impactar gravemente o funcionamento do corpo todo, incluindo coração, cérebro, fígado e rins, e por isso pede acompanhamento médico e tratamento diário.
- 1 em cada 10 brasileiros tem hipotireoidismo
- 10% das mulheres acima de 40 anos apresenta disfunção na tireoide
- 25% das pessoas não realizam o tratamento de maneira adequada
Como funciona o exame?
O Teste laboratorial de TSH é um ensaio imunocromatográfico para determinação semi-quantitativa do hormônio estimulante da tireoide em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor.
A reação da amostra com os anticorpos anti-TSH impregnados na tira reagente produz coloração, e a intensidade da cor é proporcional aos níveis de TSH no sangue.
– Pessoas com suspeita de hipotireoidismo (presença de bócio, desânimo, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, sonolência excessiva, dores musculares, colesterol alto, queda de cabelo, pele seca, entre outros);
– Mulheres acima de 35 anos;
– Pessoas com diabetes mellitus;
– História familiar de doença a tireoide;
– Excesso na produção do hormônio prolactina;
– Pessoas com níveis de colesterol alterados.
Gestantes, menores de 12 anos, pessoas com hipotireoidismo secundário e pessoas que querem monitorar o tratamento do hipotireoidismo.
Informações Técnicas
Analito mensurado: Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH)
Método: Imunocromatografia
Tipo de Amostra: Sangue total
Tempo total do exame: 20 minutos.
Faixa de detecção: 4,5 μUI/mL até 10 μUI/mL
Especificidade: >94,4%
Sensibilidade: >96,4%
Reg. Anvisa: 80583710014