Hipotireoidismo (TSH)

Avalie o hormônio estimulante da tireoide com o exame de TSH

Conheça o exame laboratorial rápido que é ideal para avaliação de hipotireoidismo primário por meio da concentração do hormônio estimulante da tireoide (TSH). Laudo assinado em 20 minutos.

O impacto do hipotireoidismo na saúde

O hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns, é causado pela produção insuficiente dos hormônios T3 e T4 pela glândula tireoide e que resultam em um aumento do hormônio estimulante da tireoide produzido na glândula hipófise.

Essa desregulação pode impactar gravemente o funcionamento do corpo todo, incluindo coração, cérebro, fígado e rins, e por isso pede acompanhamento médico e tratamento diário.

  • 1 em cada 10 brasileiros tem hipotireoidismo
  • 10% das mulheres acima de 40 anos apresenta disfunção na tireoide
  • 25% das pessoas não realizam o tratamento de maneira adequada
hilab Consultório Alde vitamina D tsh tireoide

Como funciona o exame?

O Teste laboratorial de TSH é um ensaio imunocromatográfico para determinação semi-quantitativa do hormônio estimulante da tireoide em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor.

A reação da amostra com os anticorpos anti-TSH impregnados na tira reagente produz coloração, e a intensidade da cor é proporcional aos níveis de TSH no sangue.

hilab Consultório Alde vitamina D

– Pessoas com suspeita de hipotireoidismo (presença de bócio, desânimo, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, sonolência excessiva, dores musculares, colesterol alto, queda de cabelo, pele seca, entre outros);
– Mulheres acima de 35 anos;
– Pessoas com diabetes mellitus;
– História familiar de doença a tireoide;
– Excesso na produção do hormônio prolactina;
– Pessoas com níveis de colesterol alterados.

Gestantes, menores de 12 anos, pessoas com hipotireoidismo secundário e pessoas que querem monitorar o tratamento do hipotireoidismo.

Informações Técnicas

Analito mensurado: Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH)
Método: Imunocromatografia
Tipo de Amostra: Sangue total
Tempo total do exame: 20 minutos.
Faixa de detecção: 4,5 μUI/mL até 10 μUI/mL
Especificidade: >94,4%
Sensibilidade: >96,4%
Reg. Anvisa: 80583710014

Orientações para antes de fazer o exame

– Para realizar o exame é necessário levar um documento oficial com foto – Não é necessário jejum – Alguns medicamentos como lítio, amiodarona e interferon alfa alteram a função da tireóide. O responsável pelo exame deve ser informado caso haja uso de algum desses medicamentos antes de realizá-lo

Como interpretar o resultado do exame de TSH?

<4,5 μUI/mL:

Indica que a quantidade de TSH na amostra de sangue está dentro da normalidade e há baixa probabilidade de hipotireoidismo primário. Um médico deve avaliar o resultado e pedir exames complementares se a suspeita persistir.

4,5 a 10 μUI/mL:

Indica que a quantidade de TSH está alterada e há chance de hipotireoidismo primário. Este é um exame de triagem, por isso um médico deve avaliar o resultado para exames complementares.

>10 μUI/mL:

Indica que a quantidade de TSH está alterada e indica provável hipotireoidismo primário. Este é um exame de triagem, por isso um médico deve avaliar o resultado para exames complementares.
Atenção: este exame não substitui um diagnóstico médico e o laudo deve ser levado para avaliação.

Agende seu exame conosco! Fale com o Consultório.