Dengue NS1

Conheça o exame imunocromatográfico ideal para o diagnóstico rápido e precoce da dengue, capaz de detectar o antígeno NS1 presente nos 4 sorotipos da doença.

Mas afinal o que é a Dengue?

A dengue é uma arbovirose febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. Por isso, os períodos de maior transmissão são os mais chuvosos de cada região.

É considerada uma doença tropical negligenciada por acometer a população vulnerável de países em desenvolvimento localizados em zonas tropicais.

  • A região centro-oeste teve a maior incidência da doença, com 1.212, 1 casos por 100 mil habitantes;
  • 554 foram a óbito em decorrência de casos graves de dengue;
  • 92,1% dos óbitos ocorreram no primeiro semestre e estão concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Exame Dengue Consultório Alde

Como funciona o exame?

O Teste Laboratorial de Dengue NS1 é um imunoensaio cromatográfico rápido para detecção qualitativa do antígeno NS1 do vírus da Dengue em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor.

O resultado da reação da amostra com a tira de testagem é digitalizado e enviado para o laboratório de análises clínicas Hilab, onde um especialista e nossa inteligência artificial verificam o resultado e enviam o laudo assinado via e-mail e SMS.

O antígeno NS1 é uma glicoproteína presente na superfície viral dos 4 sorotipos da dengue, por isso sua presença é detectável nos 5 primeiros dias de sintomas.

Importante: O exame de dengue NS1 não consegue identificar o sorotipo específico, para isso é necessário realizar um teste RT-PCR.

Pessoas com suspeita de infecção aguda pelo vírus da dengue na fase inicial da doença, do primeiro ao quinto dia após o início dos sintomas.

Pessoas que estão com os sintomas da dengue há mais de 6 dias. Neste caso, recomendamos a realização do exame de dengue IgM e IgG.

Informações Técnicas

Analitos detectados: Antígeno NS1 do vírus da dengue.
Método: Imunocromatografia.
Tipo de Amostra: Sangue total.
Tempo total até a liberação do laudo: 20 minutos.
Especificidade: 96,1%
Sensibilidade: 95,8%

Orientações para antes de fazer o exame

Não é necessário jejum.
Para realizar o exame é necessário levar um documento oficial com foto.

Como interpretar o resultado do exame de Dengue NS1

Indica ausência do antígeno NS1 na amostra de sangue e de infecção pelo vírus da dengue. Pode resultar em falso negativo se for realizado fora da janela imunológica indicada ou se a carga viral estiver baixa, comum em infecções secundárias.

Indica presença do antígeno NS1 na amostra do sangue e infecção pelo vírus da dengue em fase aguda. Recomendamos o acompanhamento médico e exames complementares se necessário.

Atenção: este exame não substitui um diagnóstico médico e o laudo deve ser levado para avaliação. Outras arboviroses podem interferir no resultado do teste, principalmente a Zika. Considere a janela imunológica e também a data de início dos sintomas.

Agende seu exame conosco! Fale com o Consultório.